domingo, 16 de março de 2014

ATIVIDADE Nº 1 - 9º ANO - 1º BIMESTRE


ATENÇÃO: ANTES DE INICIAR QUALQUER ATIVIDADE LEIA PRIMEIRO TUDO O QUE ESTÁ SENDO SOLICITADO
 
ATIVIDADE nº 1 – 9 º ano -  1º BIMESTRE – 2014

LEIA O TEXTO ABAIXO

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, AS NOVAS TECNOLOGIAS E NOVAS RELAÇÕES DE TRABALHO.

Em meados do século XIX, novos avanços da ciência foram aplicados à produção industrial.
Por volta de 1860, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a produção.
Alguns exemplos que se destacaram:
1- Em 1856, o engenheiro Henry Bessemer descobriu que a injeção de um jato de ar no minério de ferro em fusão reduzia a taxa de carbono, transformando este em aço.
2- Uso do petróleo como combustível, a partir de 1859, quando foi perfurado o primeiro poço petrolífero nos Estados Unidos, Pensilvânia. A partir de 1870, invenção e aperfeiçoamento do motor de combustão interna, permitiram o uso da gasolina como combustível.
3- Por volta de 1870, a invenção do dínamo, uma máquina que produz eletricidade, mudou a era do vapor (carvão).
4- Ampliação das estradas de ferro (aço e eletricidade).
5- Em 1885, colocação de um motor de combustão interna em um triciclo, por Karl Benz e a criação nos Estados unidos do Ford T, popularizaram o automóvel.
6- Telefone, atribuído a Alexandre Graham Bell, que patenteou o invento em 1876.

 

AGORA QUE VOCÊ JÁ LEU O TEXTO, acesse o site http://www.canalkids.com.br/mapa/index.htm e clique em TECNOLOGIA.

I- Faça a pesquisa e a seguir responda, as questões abaixo. LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ DEVE entregar somente as respostas com nome número e série.

QUESTÕES:
1- Qual invento lhe chamou mais a atenção? Justifique o motivo.
2- Qual a relação entre essas novas invenções, com a Segunda Revolução Industrial e o Neocolonialismo?

II- Veja um trecho do Filme “Tempos Modernos” de Chaplin acessando:


http://www.youtube.com/watch?v=XFXg7nEa7vQ


Agora que você assistiu ao vídeo responda :1- Qual relação entre o trecho do filme com a frase abaixo?


“Nesse período, as máquinas, controladas por patrões e funcionários graduados, determinavam cada vez mais o ritmo da produção e mantinham os operários controlados e fixos no lugar de trabalho. Ganhava-se tempo e o tempo significava mais produção, mais vendas, resultado: mais lucro para os capitalistas”.

 

BOM TRABALHO!

Prof. Susy